CAMPANHA SALARIAL SETOR DE MERCADOS E SUPERMERCADOS 2024

INFORMATIVO DE ASSINATURA DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO – CCT 2024, PARA OS TRABALHADORES DO SETOR DE MERCADOS E SUPERMERCADOS DA REGIÃO OESTE DA BAHIA.

O Sindicato dos Comerciários de Barreiras e Região Oeste da Bahia – SINDCOB, comunica que no último dia 15 de agosto de 2024, foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho – CCT 2024, entre o Sindicato dos Supermercados e Atacados e Auto-serviço do Estado da Bahia– SINDSUPER, e o Sindicato dos Comerciários de Barreiras e Região Oeste da Bahia– SINDCOB, para o setor de Mercados e Supermercados.

Nas assembleias realizadas nos municípios de FORMOSA DO RIO PRETO, SANTA MARIA DA VITÓRIA, BOM JESUS DA LAPA, IBOTIRAMA, LUIS EDUARDO MAGALHÃES e BARREIRAS, todos localizados no estado da Bahia, foram aprovadas as pautas salariais juntamente com o desconto da Contribuição Assistencial do trabalhador em favor do SINDCOB em apenas 02 (duas) parcelas de 5% (cinco por cento) do salário mínimo nacional: a primeira parcela, após o prazo do direito de oposição de 05 (cinco) dias úteis a contar da assinatura dessa CCT, e a segunda e última parcela de 5% (cinco por cento) na folha de pagamento do mês de novembro de 2024. Essa contribuição é para custear campanha salarial e manter as despesas do Sindicato.

Foram mantidas as cláusulas sociais e econômicas da CCT 2023/2024, tais como: quebra de caixa de 10% (dez por cento); horas extras de segunda a sábado no percentual de 60% (sessenta por cento); estabilidade provisória; uniformes; triênio, dentre outras.

Os Pisos Salariais foram reajustados em média de 6% (seis por cento) com um percentual de mais de 2% (dois por cento) acima da inflação acumulada para o período, igualando aos pisos salariais reajustados anteriormente para o setor lojistas.

A partir de agosto de 2024, os novos pisos salariais são:

• O 1º piso que antes era de R$ 1.380,00 passou para R$ 1.465,00.
  • O 2º piso que antes era de R$ 1.400,00 passou para R$ 1.486,00.

Para quem ganha acima dos pisos o reajuste foi de 4% (quatro por cento).

Foram aprovados também abonos para as faixas salariais:

• Para os funcionários que receberão salários entre R$ 1.465,00 a R$ 1.485,99 o abono é de R$ 212,00 (duzentos e doze reais);
  • Para os funcionários que receberão salários entre R$ 1.486,00 a R$ 2.499,99 o abono é de R$ 300,00 (trezentos reais);
  • E para os funcionários que receberão salários a partir de R$ 2.500,00 o abono é de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).

Links Úteis

Funcionamento