Direção do Sindcob participa do 11º Congresso da Contracs-CUT e discute unidade e compromisso com os Trabalhadores

No dia 20 de setembro, teve início o 11º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT), reunindo mais de 350 representantes de sindicatos e federações de comércio e serviços de todo o Brasil. O evento, realizado em Guarulhos, São Paulo, sob o tema “Reconstruindo o Brasil,” teve a presença de destacados líderes sindicais, como Julimar Roberto, presidente da Contracs, e Juvandia Moreira, vice-presidenta nacional da CUT.

Participaram também, o Coordenador Geral do Sindicato dos Comerciários do Oeste da Bahia, Edson Rodrigues.

De acordo com Edson Rodrigues, é uma grande satisfação poder participar do de mais este congresso sendo o 4º consecutivo.

“O congresso abordou desafios enfrentados pela classe trabalhadora, me sinto muito feliz em poder participar deste evento de grande importância e relevância para os comerciários da Bahia”.

O segundo dia do congresso focou na organização sindical em âmbito internacional, com discussões sobre as experiências globais. Foram abordados temas como a luta sindical nos Estados Unidos, o papel dos sindicatos no setor de fast-food (comida rápida), a adaptação à era do teletrabalho e a cooperação entre trabalhadores de diferentes setores. Além disso, o evento destacou a necessidade de sindicalizar trabalhadores de aplicativos, organizar grupos específicos e lutar por condições de trabalho dignas.

O congresso também aprovou o Regimento Interno por unanimidade e contou com análises de conjunturas nacional e internacional, incluindo discussões sobre a crise das instituições democráticas e o deslocamento forçado de pessoas devido a conflitos armados. A mesa de balanço de gestão enfatizou a importância da transparência e da unidade para o futuro da organização, destacando o crescimento da confederação nos últimos quatro anos.

No período da tarde, os delegados debateram o Plano Estratégico de Ações e Lutas da Contracs, participaram da construção de moções que serão levadas ao Congresso Nacional da CUT e aprovaram a prestação de contas da entidade referente a 2022. O evento continuou com debates e compartilhamento de experiências no terceiro dia.

Sindcob – A voz amiga dos trabalhadores do comércio.