Flat Preloader Icon
Campanha salarial dos comerciários 2021

O Sindicato dos Comerciários de Barreiras e Região Oeste da Bahia – SINDCOB, fecha Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022, reajusta salário e mantém conquistas.

O Sindicato dos Comerciários de Barreiras e Região Oeste da Bahia – SINDCOB, consegue em negociação com o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia – SINDLOJAS BAHIA assinar a nova Convenção Coletiva de Trabalho – CCT para o período 2021/2022.

O SINDCOB consegue com esta nova Convenção Coletiva de Trabalho novo reajuste para a categoria de modo a recuperar as perdas salariais, e além disso garantir 1% de ganho real para os pisos. A inflação dos últimos 24 meses ficou em 3,3% no acumulado em março de 2020, e 6,1% no acumulado em março de 2021, somando um total de 9,4% de perdas salariais.

O SINDCOB conseguiu para o primeiro piso 10,8%, que passou de R$ 1.020,00 para R$ 1.130,00 para os empregados que exercem as funções de: Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Entrega e Empacotador/Embalador. Para o segundo piso, o reajuste foi de 10,6% que passou de R$ 1.040,00 para R$ 1.150,00 para as demais funções. E para aqueles que recebem acima dos pisos, o reajuste foi de 5,5%. Todos os reajustes são retroativos a 01 de abril de 2021. Uma conquista importante do SINDCOB e dos trabalhadores do comércio do Oeste da Bahia, uma vez que, sem a Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021 e consequentemente sem o reajuste salarial, e tendo em vista o aumento da inflação do período, o trabalhador teria perdido o poder de compra para sua sobrevivência digna.

Outra luta nessa negociação foi a manutenção do Triênio. O SINDCOB conseguiu manter os 3% para cada três anos de efetivo serviço prestado pelo trabalhador ao mesmo empregador.

Para quem adquirir o benefício ao triênio a partir de 01 de abril de 2021 o cálculo do triênio será sobre o salário base da categoria. E para aqueles que já houverem adquirido o direito ao triênio antes de 01 de abril de 2021, o cálculo será feito conforme as convenções coletivas de trabalho da categoria dos anos anteriores, respeitando assim o direito adquirido de cada trabalhador, direito constitucionalmente protegido.

Fique atento ao seu direito adquirido e não aceite redução do seu salário!

A taxa assistencial será descontada na folha de pagamento do mês de junho de 2021 em favor do SINDCOB. O percentual é de 4% uma única vez para custear as despesas da luta do seu sindicato.

Contribua e ajude o SINDCOB a permanecer lutando e negociando pelos reajustes salariais da categoria e defendendo os seus direitos!

A Diretoria Colegiada

Links Úteis