Tudo começou no final da década de oitenta. Muitos jovens comerciários e industriários, engajados nos grupos de jovens da Igreja Católica, sentiam a exploração do trabalho nas empresas que trabalhavam. A Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP, sob a responsabilidade do então Vigário da época, o Pe. Arno e coordenada pela jovem Verônica Porto, iniciou o debate de organizar um sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio de Barreiras, tendo como na vanguarda deste pleito os companheiros, Airton Pinto, Renato Santos (Nininho), Idames, Damião e outros.

No início do ano de 1989, em uma grande assembleia de comerciários e comerciárias, industriários e industriarias, fora crida uma comissão pró-sindicato, com o objetivo de organizar e preparar a fundação do sindicato. Esta comissão era formada por cinco representantes das duas categorias.

O primeiro grande ato desta comissão se deu em março 1989, quando mobilizaram os comerciários e industriários de Barreiras para aderirem a GREVE GERAL convocada pela Central única dos Trabalhadores – CUT. Apesar, do sucesso na adesão das categorias a greve geral, esta ousadia lhes custaram algumas baixas, entre elas, a demissão sumária de um dos membros da comissão pró-sindicato, o companheiro Adalto Soares.

Mesmo com a demissão de alguns companheiros, a comissão cumpriu de forma brilhante o seu papel, assessorados pelo companheiro Gelson Fernandes Vieira, com a sua vasta experiência ajudando na elaboração do Estatuto Social do futuro sindicato. E no dia 13 de maio de 1989, às 15:00, no salão da Igreja Nossa Senhora Terezinha, foi fundado o Sindicato dos Industriários e Comerciários de Barreiras – SINDCOB, tendo como sua primeira diretoria os companheiros e companheiras:

• RUBEN OLIVEIRA SANTOS
    • Presidente
  • EDNO BAUER
    • Secretário Geral
  • ADALTO SOARES
    • Secretário de Política Sindical;
  • NELSINO CORADO
    • Secretário de Formação
  • MARLUCE
    • Tesoureira Geral
  • EDVAN
    • Primeiro Suplente

Com esta diretoria, o SINDCOB deu seus primeiros passos em busca de sua consolidação entre os industriários e comerciários, com o apoio de algumas lideranças importantes tais como: José de Ribamar, Bancário e Presidente do DM PT na época, da estudante de pedagogia Nilza Lima, dos eletricitários Regino Marques e Idalina da Silva, a bancária Auxiliadora Alvim e muitos outros.

Em maio de 1991, foi realizada a segunda eleição para composição da nova diretoria do SINDCOB, onde a comerciária Kelly Magalhães era uma das novas diretoras eleitas. Apesar dos pequenos avanços, o SINDCOB passava por grandes dificuldades estruturais, pois não havia diretores liberados para o trabalho sindical diário, além das dificuldades financeiras. No início do ano seguinte, o SINDCOB começa se estruturar, quando o industriário Wanderley Marques, funcionário da OLVEBASA e membro da Comissão de Fábrica, é demitido em pleno gozo do seu mandato. Após uma batalha jurídica travada entre o SINDCOB e a OLVEBASA, a empresa recua e libera o companheiro para atuar no sindicato.

Em 1993, o SINDCOB parte para uma ousada e vitoriosa campanha maciça de sindicalização, com o seguinte slogan: “Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega, se unir o bicho foge”. Depois da campanha, o SINDCOB estrutura politicamente, fisicamente e financeiramente, se tornando o sindicato forte e cada vez mais combativo.

Com a criação do Pólo Sindical e fundação da CUT/OESTE, o SINDCOB se consolida não só com as categorias que o representa, mas, principalmente como um sindicato classista, que compreende a necessidade de unificar o campo e a cidade em busca de uma sociedade livre, soberana e fraterna.

Em junho de 1996, com a eleição do companheiro Wanderley Marques para presidente do SINDCOB o companheiro Ruben, deixa o movimento sindical.

De 1996 a 2001, o SINDCOB obteve várias conquistas, tais como as convenções coletivas de trabalho dos comerciários e os acordos coletivos dos industriários, aquisição da sede própria e tantas outras.

No dia 10 de outubro de 2001, chega ao fim do SINDCOB. Com a separação dos comerciários dos industriários nasce o Sindicato dos Comerciários de Barreiras e Região Oeste da Bahia –SINDCOB o SINTIAB, como representante dos industriários.

A primeira diretoria colegiada do SINDCOB foi composta pelos seguintes comerciários (as):

-Edson Rodrigues dos Santos – Coordenador Geral;

No dia 10 de fevereiro de 2005, o SINDCOB convida todos os comerciários e comerciárias, dirigentes sindicais, lideranças do movimento popular, autoridades, empresários e toda classe trabalhadora para a inauguração de sua nova sede própria, é o grande marco deste colegiado.